Newsletter

Exposição Distante

Em Distante, o coletivo Unidigrazz confronta o público com uma exploração das narrativas complexas inerentes à dicotomia periferia-centro, representada pelos 33 minutos de viagem entre as estações do Rossio e Algueirão- Mem Martins, na Linha de Sintra. Uma viagem de comboio aparentemente breve, transformada em metáfora e carregada de significado, revelando profundas divisões entre realidades contrastantes e destinos desiguais.

A partir das vivências reais e pessoais dos membros que compõem o coletivo, a exposição incorpora uma visão criativa multifacetada, desafiando perceções convencionais através de um choque frontal com a segregação que dá forma às perspetivas urbanas. Evidenciando muito mais que a distância geográfica entre territórios, Distante reflete sobre a desigualdade que permeia a sociedade, abordando questões de mobilidade, cultura, educação, habitação, documentação, violência policial e racismo. Aqui, o coletivo revela os abismos entre realidades distintas, contando histórias que ecoam a sua própria marginalização, assim como a sua realidade enquanto grupo de artistas que procura redefinir a narrativa do local onde vive.

Incluindo trabalhos em desenho e pintura, assim como intervenções em técnica mista, destaca-se uma instalação em grande-escala titulada Marquizz. Presente na exposição enquanto espaço literal de expressão, é uma representação da vida nas periferias urbanas, da intimidade e dos laços familiares, simbolizando também a ligação entre o ambiente doméstico e o espaço público.

Distante é, na sua essência, uma exploração cativante, introspetiva e pessoal das experiências humanas e sociais num contexto urbano dividido. Nas palavras dos próprios artistas: Unidigrazz é uma consequência, uma continuação de algo [que já existe]; do trabalho dos rappers street, writers, poetas, de todas as mães. A arte realizada pelo coletivo relata uma época que já se viveu ou se está a viver, pela maneira de ver e criar de quem vive dentro dessa realidade. É mais do que o mundo artístico. É o que veem e vivem.

Artista(s):

Ano:

2023

Local:

Underdogs Gallery
distante 5
distante 4
distante 3
distante 2
distante 1